Coléus

coléus
Share Button
Folhagens coloridas para o jardim

Nem só de flores vive um jardim, folhagens também podem produzir visuais lindíssimos, como é o caso do coléus (Solenostemon scutellarioides L.), também conhecido como coléus-de-Java ou coração-magoado.

O Coléus é uma planta de fácil cultivo e de fácil manejo. Se destaca pelo colorido de suas folhas, que variam bastante na forma, cor e tamanho, tendo em vista que suas flores são bem pequenas. As folhas do Coléus podem apresentar diversos tons de amarelo, vermelho, rosa, bronze, roxo, verde, marrom, podendo formar um degradeé de várias cores em uma mesma folha.

 

 

 Estes são alguns padrões de Coléus que podem ser facilmente encontrados.

Características e Cuidados

Por ser de origem asiática, ela se adapta a quase todo o tipo de clima, principalmente a climas quentes, permanecendo exuberante durante todo o ano. Não gosta de baixas temperaturas e geadas, quando suas folhas ficam pequenas e não tão vistosas.

Esta planta gosta de sol direto ou de uma sombra parcial, e de solo úmido, mas não encharcado, e quando plantada em canteiros, costuma durar bastante.

Os pés de coléus atingem entre 40 cm a 1 metro de altura dependendo da temperatura, rega, insolação e adubação. Entretanto, algumas variedades podem se desenvolver rasteiras.

Onde Plantar

Pelo seu lindo visual, pode fazer parte de vários ambientes. Quando plantada no jardim, poderá formar conjuntos, e se plantada junto a muros, formar uma linda bordadura.

Em pátios e varandas, ou em uma janela que bata bastante sol, o coléus poderá surtir um ótimo resultado se plantado em vasos ou jardineiras.

Quer mais vermelho no paisagismo? Que tal este?

Ele pode ser apenas verde.

Os Coléus podem formar belos conjuntos coloridos.

 Eles podem ser plantados em floreiras que recebam sol e tenham solo úmido.

No jardim, o Coléus pode ser usado para criar volumes interessantes e marcar pontos de interesse.

O Coléus pode ser plantado em vasos.

Fonte: CliqueArquitetura

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>